5 Dicas de como lidar com as "farmacinhas" a fim de preservar o meio ambiente.
- Descarte Medicamentos consciente
- 16 de mai. de 2020
- 2 min de leitura
Atualizado: 17 de mai. de 2020
Armazenar medicamentos da forma correta, limpar e organizar a caixa de remédios são tarefas essenciais para preservar sua saúde e o meio ambiente a fim controlar a quantidade de medicamentos
Os remédios são itens muito presentes no cotidiano da maioria das pessoas. A engenharia molecular conseguiu extrair das plantas e dos minerais os componentes que têm a capacidade de interagir bioquimicamente com o organismo e atuar de modo a aliviar sintomas de doenças e, em alguns casos, até curar.Com isso, várias pessoas possuem a famosa caixinha ou armário de remédios. No entanto, é necessário tomar alguns cuidados.
A limpeza da caixinha de remédios deve ser feita com certa frequência para que não haja problemas para a saúde e o meio ambiente. Confira algumas dicas:
1. Verifique as datas de validade
Sempre leia todas as datas de validade de seus medicamentos e até de suplementos à base de ervas, colírios e itens que estiverem sem receita.
2. Remova os medicamentos antigos
Remova tudo que estiver fora da data de validade e sem prescrição. Também separe para descarte os analgésicos e antibióticos que não estão sendo usados. Quando for eliminar os antibióticos, é importante acabar com todos eles sem sobras. Mas lembre-se que o descarte incorreto de medicamentos representa um grave risco ao meio ambiente e à saúde pública. Para facilitar, muitos medicamentos indicam métodos de descarte em seu rótulo, o adequado é encaminhar os resíduos de medicamentos para postos específicos de coleta.
Verifique todos os medicamentos remanescentes em seu armário ou caixa para que não haja sobras.
3. Organize o armário
Mova os medicamentos que você usa com mais frequência para frente do armário ou caixa para ajudar sua memória. E mova para trás qualquer outro remédio cujo uso é menos frequente, colocando-o em uma prateleira mais difícil de alcançar. É recomendável verificar com certa periodicidade se os medicamentos que estão nas últimas fileiras já estão vencidos.
4. Fique atento quanto ao tratamento
Quando terminar o tratamento a base de medicamentos, verifique a data de vencimento e avalie se há possibilidade de armazenar ou não. Caso haja, fique atento a essa data.
5. Verifique a caixa antes de ir ao médico
Antes de ir ao medico, faça uma lista de medicamentos que já possui para que não haja necessidade de comprar medicamentos que possivelmente já existam em sua residência.
E você, já fez a sua parte?
Comments